Ensino Fundamental II

Home | Ensino Fundamental II

Fundamental II
Horários
Coordenação

Ensino Fundamental II

O Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano do Colégio Agostiniano Mendel, proporciona uma aprendizagem articulada com as vivências ocorridas desde a Educação Infantil até o 5º ano, garantindo a sistematização progressiva, característica dessa fase.

 

As ações didáticas contribuem para um aprendizado significativo, respeitando as necessidades da faixa etária, ampliando a visão de mundo, as relações com o meio e com o outro. Tendo como objetivo a formação integral do estudante e de acordo com a BNCC, a escola propõe atividades que requerem análise, reflexão e propostas de soluções vislumbrando o melhor caminho para cada indivíduo e para a comunidade. Para que o processo ocorra com grande sucesso é imprescindível que as famílias e a escola estejam em sintonia na tarefa de formar crianças e jovens.

Proposta Pedagógica

O colégio Agostiniano Mendel mantém uma estrutura sólida de ensino e tem como proposta pedagógica no Ensino Fundamental II:

– Proporcionar a formação integral do educando segundo a filosofia agostiniana;

-Desenvolver um trabalho responsável com o foco no desenvolvimento das competências, considerando a constituição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores humanos como responsabilidade, de autonomia, solidariedade, criatividade, senso crítico e respeito às individualidades.

O processo ensino-aprendizagem é o instrumento mais importante no preparo de ser humano para o futuro. Considerando fundamental a formação pessoal e acadêmica do estudante, o colégio mantém um ensino que desenvolve a capacidade de refletir e agir de forma ética e respeitosa, de modo a oferecer condições para formar indivíduos conscientes e profissionais com atuação social responsável.

Ao escolher a escola para os filhos, é necessário que os pais e responsáveis tenham clareza sobre o que pretendem em termos de educação, o que priorizam e esperam da escola. O sucesso da escolha realizada exige dedicação, empenho e parceria escola-família.

Horários

Manhã
das 7h15 às 12h10, exceto:
2ª feira das 7h15 às 12h55 (7aulas) – 6ºs e 8ºs anos;
3ª feira das 7h15 às 12h55 (7aulas) – 7os e 9os anos.
4ª feira das 7h15 às 12h55 (7aulas) – 8ºs anos.
5ª feira das7h15 às 12h55 (7aulas) – 9ºs anos.
Tarde
das 13h às 17h55, exceto:
2ª feira das 13h00 às 18h40 (7aulas) –– 6ºs e 8ºs anos.
3ª feira das 13h00 às 18h40 (7aulas) – 7ºs e 9ºs anos.
4ª feira das 13h00 às 18h40 (7aulas) – 8ºs anos.
5ª feira das 13h00 às 18h40 (7aulas) – 9ºs anos.

Avaliação

O ano letivo, constituído por 200 dias letivos, é dividido em quatro períodos letivos. As avaliações são individuais, escritas, ocorrem em dias e horários já estabelecidos no calendário escolar e são assim distribuídas:

-1º, 2º, 3º e 4º períodos letivos – duas provas por componente curricular, realizadas em duas etapas. A nota final é dada pela média entre as notas obtidas nas provas.

-Nas provas da 1ª etapa, em cada componente curricular, a avaliação individual tem valor de 0,0 a 9,0. Para completar essa nota, um ponto será atribuído às atividades diversificadas que os professores aplicarão. O aluno receberá de 0,0 a 1,0 ponto para somar à nota obtida na referida avaliação individual.

-Na segunda etapa, as provas de cada componente curricular têm valor de 0,0 a 10 pontos.

-Será considerado aprovado o aluno que tiver média final igual ou superior a cinco em cada componente curricular.

A apuração da média final é feita pela ponderação das notas nos quatro períodos letivos, sendo:

1º período letivo – peso dois
2º período letivo – peso dois
3º período letivo – peso três
4º período letivo – peso três

Para a aprovação direta, sem participar do processo de Recuperação Final, o aluno
deverá obter o mínimo de 50 pontos em cada componente curricular.

Aulas de Recuperação Paralela/Reforço

O colégio Agostiniano Mendel oferece aulas de recuperação paralela/reforço, fora do horário letivo, para todos os componentes curriculares. O principal objetivo dessa atividade é a retomada de conteúdos, utilizando metodologia diferenciada e explicações detalhadas, com atendimento mais próximo, favorecendo o aprendizado necessário para o sucesso escolar.

Essas aulas ocorrem ao longo do ano, em todos os períodos letivos e são ministradas por professores específicos e coordenadores da área. Os alunos, ao participarem dessas aulas, recebem atividades e exercícios de revisão que são resolvidos de forma interativa.

No processo de reforço/recuperação paralela não são aplicadas provas para substituir as notas já obtidas em avaliações específicas.

Após o 4º período letivo, o aluno que não completou 50 pontos em cada componente curricular, deverá participar do processo de Recuperação Final Intensiva.

Clique abaixo para visualizar o horário de recuperação paralela- 2020

Metodologia

Para que o aluno seja bem sucedido em seus estudos, o colégio Agostiniano Mendel requer assiduidade e participação constante das aulas, realização das tarefas e organização das atividades de tal modo que o aluno mantenha, diariamente, um ritmo de estudos.

Os professores específicos trabalham os conteúdos de forma interativa, apresentam os assuntos utilizando a lousa eletrônica, de modo que os alunos possam participar, questionar e resolver suas dúvidas durante a aula.

Alguns componentes curriculares são divididos em frentes de trabalho e requerem mais de um professor, como acontece em Matemática (Álgebra e Geometria), Língua Portuguesa (Texto, Redação, Gramática Gramática textual), Inglês e Espanhol (Gramática e Conversação), Ciências (Física, Química e laboratório).

Ao longo do ano letivo, vários projetos são desenvolvidos de forma interdisciplinar. De acordo com o tema ou livro paradidático  trabalhado, diferentes componentes são envolvidos como: História, Arte, Geografia, Ciências, Língua Portuguesa e Inglês.

Cursos extracurriculares

O Colégio Agostiniano Mendel oferece vários cursos, em horários complementares. Dessa forma, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades, que muitas vezes não são expressas em ambiente comum das aulas.

a) Aulas Eletivas:

  • Aprendizagem em Matemática
  • Iniciação Científica
  • Redação Básica
  • CriAção
  • Atelier de Arte
  • Anauê: música, dança, teatro, instrumentos musicais
  • Robótica e Xadrez

b) Aulas optativas

Cursos preparatórios para as Olimpíadas: Canguru de Matemática, Brasileira de Física, Paulista de Física, Nacional de Ciências, Brasileira de Astronomia e Astronáutica

c) Mendel International

  • Cursos preparatórios para os exames de Cambridge (6º ao 9º)
  • Middle School (7º e 8º)
  • High School( 9º ano e ensino Médio)
  • Intercâmbio – a partir do 8º ano.

d) Atividades Desenvolvidas

  • Estudo do meio
  • Visitas monitoradas – museus e exposições
  • Mostra de Arte e Exposição Cultural: Arte, Literatura e Ciências.
  • Lançamento do livro com as produções dos alunos.
  • RecreAção – jogos e atividades lúdicas oferecidas durante os intervalos.
  • Atividades esportivas- torneios entre as classes do Ensino Fundamental II com várias modalidades esportivas e recreativas.
Profª Maria Salete Tobaldini Russo

Coordenação Pedagógica

O coordenador pedagógico é responsável pelo planejamento e controle de todas as atividades desenvolvidas pelos professores, coordenadores de área, orientadores educacionais e auxiliares de ensino e tem como função:

  • Acompanhar o trabalho dos professores e coordenadores de área;
  • Verificar os conteúdos a serem trabalhados de acordo com os planejamentos que são atualizados e reformulados sempre que necessário;
  • Avaliar as provas elaboradas pelos professores e coordenadores de área, responsáveis pelas alterações e adequações a serem realizadas;
  • Analisar o rendimento escolar de cada turma em conjunto com a coordenação de área e orientação educacional;
  • Supervisionar o processo de reforço e recuperação paralela;
  • Atender os responsáveis de alunos novos e acompanhar todo o processo seletivo;
  • Acompanhar o orientador educacional em entrevistas realizadas com os pais e/ou responsáveis pelos alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou necessidades especiais.

Orientação Educacional

Em cada período letivo, o orientador educacional atende os responsáveis, em reuniões individualizadas, para os esclarecimentos e orientações necessárias visando o melhor desempenho do aluno. Em casos especiais, o orientador educacional é acompanhado por coordenador pedagógico e psicopedagoga.

Orientadores Educacionais em 2020 no Ensino Fundamental II

Patrícia de Oliveira Lopes

6º ano Manhã

Ricardo Souza Ribeiro

6º ano Manhã e Tarde

Luciana Barão Acuña

7º ano Manhã e Tarde

Maria Célia Ribeiro Santos

8º ano Manhã e Tarde

Júlio José Soares Neto

9º ano Manhã e Tarde

Simone Perez Oliva

Analista pedagógico

Auxiliares de Ensino

Esses profissionais acompanham os alunos nos horários de entrada, intervalos e saída da escola. Eles dão o apoio necessário aos professores em relação ao envio de material para a mecanografia, possíveis problemas com o uso da lousa eletrônica e auxiliam os orientadores educacionais conduzindo os alunos para a recepção ou outras salas específicas para determinadas atividades.

Para o Ensino fundamental II, o colégio mantém os seguintes auxiliares pedagógicos:

 

 

Alexandre Ferreira

Alice Couto Bagdzius

O colégio Agostiniano Mendel conta com estagiários que são colaboradores e trabalham junto aos professores, alunos e orientadores. Para o Ensino Fundamental II, temos:

Isabella Lima Silva

Zulema Noemi Stanley Gonzalez

Rayla Ohana Ramalho

Orientação Psicopedagógica

Para o Ensino Fundamental e Ensino Médio, há uma equipe formada por  profissionais que acompanham todos os casos de alunos com dificuldades de aprendizagem e / ou portadores de necessidades especiais.

 O PIM, Projeto de Inclusão Mendel, coordenado por esse grupo de especialistas que analisam cada caso, elaboram um plano de ação e avaliação, respeitando as características específicas de cada situação em estudo.

Marjorie Thibes Ruiz

Psicóloga educacional / Coordenadora do projeto

Évila Rita Pinheiro Damasceno

Aline Ribeiro Araújo Nascimento

Palmira Vitória C.Souza dos Anjos

“Deve haver uma sintonia fina entre as expectativas educacionais das famílias e o que a escola oferece aos alunos, proporcionando assim, um aprendizado significativo, com uma visão ampla de mundo formando indivíduos para a vida.”