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O ano letivo, constituído por 200 dias letivos, é dividido em quatro períodos letivos. As avaliações são individuais, escritas, ocorrem em dias e horários já estabelecidos no calendário escolar e são assim distribuídas:
A apuração da média final é feita pela ponderação das notas nos quatro períodos letivos, sendo:
Para a aprovação direta, sem participar do processo de Recuperação Final, o aluno
deverá obter o mínimo de 50 pontos em cada componente curricular.
O colégio Agostiniano Mendel oferece aulas de recuperação paralela/reforço, fora do horário letivo, para todos os componentes curriculares. O principal objetivo dessa atividade é a retomada de conteúdos, utilizando metodologia diferenciada e explicações detalhadas, com atendimento mais próximo, favorecendo o aprendizado necessário para o sucesso escolar.
Essas aulas ocorrem ao longo do ano, em todos os períodos letivos e são ministradas por professores específicos e coordenadores da área. Os alunos, ao participarem dessas aulas, recebem atividades e exercícios de revisão que são resolvidos de forma interativa.
No processo de reforço/recuperação paralela não são aplicadas provas para substituir as notas já obtidas em avaliações específicas.
Após o 4º periodo letivo, o aluno que não completou 50 pontos em cada componente curricular, deverá participar do processo de Recuperação Final Intensiva.
Para que o aluno seja bem sucedido em seus estudos, o colégio Agostiniano Mendel requer assiduidade e participação constante das aulas, realização das tarefas e organização das atividades de tal modo que o aluno mantenha, diariamente, um ritmo de estudos.
Os professores específicos trabalham os conteúdos de forma interativa, apresentam os assuntos utilizando a lousa eletrônica, de modo que os alunos possam participar, questionar e resolver suas dúvidas durante a aula.
Alguns componentes curriculares são divididos em frentes de trabalho e requerem mais de um professor, como acontece em Matemática (Álgebra e Geometria), Língua Portuguesa (Texto, Redação, Gramática Gramática textual), Inglês e Espanhol (Gramática e Conversação), Ciências (Física, Química e laboratório).
Ao longo do ano letivo, vários projetos são desenvolvidos de forma interdisciplinar. De acordo com o tema ou livro paradidático trabalhado, diferentes componentes são envolvidos como: História, Arte, Geografia, Ciências, Língua Portuguesa e Inglês.
Em cada período letivo, o orientador educacional atende os responsáveis, em reuniões individualizadas, para os esclarecimentos e orientações necessárias visando o melhor desempenho do aluno. Em casos especiais, o orientador educacional é acompanhado por coordenador pedagógico e psicopedagoga.
Orientadores Educacionais em 2020 no Ensino Fundamental II
Esses profissionais acompanham os alunos nos horários de entrada, intervalos e saída da escola. Eles dão o apoio necessário aos professores em relação ao envio de material para a mecanografia, possíveis problemas com o uso da lousa eletrônica e auxiliam os orientadores educacionais conduzindo os alunos para a recepção ou outras salas específicas para determinadas atividades.
Para o Ensino fundamental II, o colégio mantém os seguintes auxiliares pedagógicos:
O colégio Agostiniano Mendel conta com estagiários que são colaboradores e trabalham junto aos professores, alunos e orientadores. Para o Ensino Fundamental II, temos:
Para o Ensino Fundamental e Ensino Médio, há uma equipe formada por profissionais que acompanham todos os casos de alunos com dificuldades de aprendizagem e / ou portadores de necessidades especiais.
O PIM, Projeto de Inclusão Mendel, coordenado por esse grupo de especialistas que analisam cada caso, elaboram um plano de ação e avaliação, respeitando as características específicas de cada situação em estudo.
“Deve haver uma sintonia fina entre as expectativas educacionais das famílias e o que a escola oferece aos alunos, proporcionando assim, um aprendizado significativo, com uma visão ampla de mundo formando indivíduos para a vida.”