Ensino Médio

Home | Ensino Médio

Ensino Médio
Horários
Coordenação

Ensino Médio

O Ensino Médio do Colégio Agostiniano Mendel tem por princípios pedagógicos a transmissão de valores humanos, tais como responsabilidade e senso crítico, possibilitando ao aluno a construção de uma grande bagagem cultural.

Com um ensino de qualidade, resultado de metodologias adequadas aos conteúdos necessários à formação do aluno e de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), objetivamos capacitá-lo para ingressar nas melhores Instituições de Ensino Superior (públicas ou privadas). Para tanto, é importante compreender as especificidades de cada etapa do Ensino Médio.

A primeira série privilegia, no primeiro momento, um trabalho de acolhimento e socialização, a fim de adaptar o aluno à nova fase escolar, caracterizada pela transição entre Ensino Fundamental e Médio. Além disso, dá-se início ao processo de orientação vocacional, para que o aluno possa realizar de forma consciente a opção por uma carreira profissional, ao final do ciclo. Concomitantemente, realizada a inserção do aluno neste novo universo, dá-se início ao projeto pedagógico que, ao longo das três séries, irá desenvolver os conteúdos programáticos previstos pela grade curricular.

Na segunda série, por sua vez, inicia-se o processo de intensificação dos conteúdos, estendendo-se até a terceira, momento em que ocorre também revisão dos conteúdos programáticos.

Nesta última etapa, compreendendo que o aluno está mais preparado e maduro para a aquisição de conhecimentos, são oferecidas aulas optativas de Biológicas (Medicina), Humanas (Direito) e Exatas (Engenharia), além de plantões de Redação, os quais, associados a simulados, instrumentalizam o aluno nos campos cognitivo e emocional, tornando-o apto para a exigência dos grandes vestibulares nacionais.

Proposta Pedagógica

Dentre os objetivos de nossa proposta pedagógica, além de auxiliar o jovem a ser bem sucedido em suas escolhas profissionais, destacamos a preparação do aluno para ingressar em Instituições de Ensino Superior, oferecendo-lhe, a partir de uma carga horária que contempla os mais variados tipos de conhecimento humano, um embasamento teórico sólido, colocando-o em condições de galgar carreiras em universidades com alta demanda e reconhecidas pela excelência acadêmica.

Horários de aulas

Avaliação

O ano letivo, constituído por 200 dias letivos, é dividido em quatro períodos. As avaliações são individuais, escritas e ocorrem em dias e horários já estabelecidos no calendário escolar sendo assim distribuídas:

  • 1º, 2º, 3º e 4º períodos letivos – duas provas por componente curricular, realizadas em duas etapas. A nota final é dada pela média entre as notas obtidas nas provas.
  • Na primeira etapa, as provas de cada componente curricular, têm valor de 0,0 a 9,0. Para completar essa nota, um ponto será atribuído às atividades diversificadas que os professores aplicarão.
  • Na segunda etapa, as provas de cada componente curricular têm valor de 0,0 a 10 pontos.
  • Será considerado aprovado o aluno que tiver média final igual ou superior a cinco em cada componente curricular.

A apuração da média final é feita pela ponderação das notas nos quatro períodos letivos, sendo:

1º período letivo – peso dois
2º período letivo – peso dois
3º período letivo – peso três
4º período letivo – peso três

Para a aprovação direta, sem participar do processo de Recuperação Final, o aluno
deverá obter o mínimo de 50 pontos em cada componente curricular.

Aulas de Recuperação/Reforço

O Colégio Agostiniano Mendel oferece aulas de recuperação paralela/reforço, fora do horário letivo, para todos os componentes curriculares. O principal objetivo dessa atividade é a retomada de conteúdos, utilizando metodologia diferenciada e explicações detalhadas, com atendimento mais próximo, favorecendo o aprendizado necessário para o sucesso escolar.

Ocorrem ao longo do ano, em todos os períodos letivos, e são ministradas por professores específicos. Os alunos, ao participarem dessas aulas, recebem atividades e exercícios de revisão que são resolvidos de forma interativa.

No processo de reforço/recuperação paralela, não são aplicadas provas para substituir as notas já obtidas em avaliações específicas.

Após o 4º período letivo, o aluno que não completou 50 pontos em cada componente curricular deverá participar do processo de Recuperação Final Intensiva.

Cursos/Optativas

Curso de Crisma
Destinado aos alunos dos 9ºs anos, 1ªs, 2ªs e 3ªs séries do Ensino Médio, o Crisma é um sacramento que renova as promessas do batismo.
Destinado aos alunos do Ensino Médio, tem por objetivo aperfeiçoar o conhecimento dos mecanismos linguísticos da Língua Espanhola, preparando o aluno a partir de uma perspectiva teórico-prática, para o seu uso em processos seletivos que a adotam, bem como em sua vida profissional e social.
Destinados ao Ensino Médio, em face da importância da Redação no processo seletivo das principais universidades do país, a aplicação e o treino da escrita tornam-se necessários para melhorar o desempenho dos alunos nos vestibulares.
Destinado aos alunos das 1ªs e 2ªs séries, o objetivo das aulas é aprofundar os conteúdos programáticos de Química, ministrados no transcorrer das primeiras e segundas séries do Ensino Médio, visando também a preparar o aluno para as Olimpíadas de Química.
Destinado aos alunos das 1ªs e 2ªs séries, o objetivo das aulas é aprofundar os conteúdos programáticos de Física, ministrados no transcorrer das primeiras e segundas séries do Ensino Médio, visando também a preparar o aluno para a Olimpíada Brasileira de Física e Olimpíada Brasileira de Astronomia.
Destinado aos alunos das 1ªs e 2ªs séries, o objetivo das aulas é aprofundar os conteúdos programáticos de Matemática, ministrados no transcorrer das primeiras e segundas séries do Ensino Médio, visando também a preparar o aluno para a Olimpíada Brasileira de Matemática e Olimpíada Canguru de Matemática.
Destinado aos alunos das 1ªs e 2ªs séries, o objetivo das aulas é aprofundar os conteúdos programáticos de História, ministrados no transcorrer das primeiras e segundas séries do Ensino Médio, visando a aprimorar o conhecimento histórico na sua mais ampla abrangência.
Destinado aos alunos das 3ªs séries, a optativa compõe-se por duas disciplinas: Matemática e Física. O objetivo é desenvolver uma ampla revisão dos conteúdos programáticos ministrados no transcorrer das primeiras e segundas séries do Ensino Médio e aprofundar as questões de Exatas com maior probabilidade de incidência nos vestibulares das principais universidades do Estado de São Paulo.
Destinado aos alunos das 3ªs séries, a optativa compõe-se por duas disciplinas: Biologia e Química. O objetivo é desenvolver uma ampla revisão dos conteúdos programáticos ministrados no transcorrer das primeiras e segundas séries do Ensino Médio e aprofundar os conteúdos de Biológicas com maior probabilidade de incidência nos vestibulares das principais universidades do Estado de São Paulo.
Destinado aos alunos das 3ªs séries, o curso compõe-se por duas disciplinas: História e Geografia. O objetivo do curso é desenvolver uma ampla revisão dos conteúdos programáticos ministrados no transcorrer das primeiras e segundas séries do Ensino Médio e aprofundar os conteúdos de Humanas com maior probabilidade de incidência nos vestibulares das principais universidades do Estado de São Paulo.

Atividades Extraclasses

As atividades extraclasses são programadas anualmente e constam no calendário escolar. Os alunos têm oportunidades de participar de várias atividades, tais como:

  • Ciclo de palestras “Em busca da minha carreira”;
  • Clube do Filme;
  • Estudos do meio;
  • Mendel Music;
  • Mendel Arte;
  • Olimpíadas de Física e Astronomia;
  • Olimpíadas de Matemática;
  • Olimpíadas de Química;
  • Programa de Visitas Monitoradas às Universidades;
  • Recreamendel;
  • Teatro;
  • Visitas monitoradas (museus e exposições).

Todas as atividades extraclasses são realizadas no contraturno, ou em finais de semana sem comprometer os conteúdos a serem trabalhados.

Eletivas

Para fins de enriquecimento cultural, de aprofundamento e/ou atualização de conhecimentos específicos, o aluno poderá participar de cursos eletivos, que ocorrerão sempre no contraturno.

PIC – MENDEL – Projeto de Iniciação Científica
O objetivo é desenvolver a pesquisa e o conhecimento do método científico, utilizando de metodologias ativas, como sala de aula invertida, “Desing Thinking” e Sala Maker, para aqueles alunos que tenham afinidade nas disciplinas de Ciências da Natureza, (Química, Biologia e Física), Matemática e aptidões para área científica, possibilitando ao aluno ser um protagonista do conhecimento.
A experiência artística se torna completa quando se tem a possibilidade de experimentar todos os âmbitos nela envolvidos. Neste curso, então, o aluno irá explorar de forma experimental o desenho de observação de objetos e modelos vivos, não sendo necessário conhecimento prévio em técnicas de desenho e pintura ou produção de materiais artísticos.
O MMun é oferecido em módulo anual e tem por objetivo criar um modelo de simulação da Organização das Nações Unidas (ONU). É reconhecidamente uma maneira criativa e desafiadora de estimular em seus participantes o desenvolvimento de diversas habilidades, tais como: pesquisa, comunicação, redação, trabalho em grupo, síntese e decisão, além de desenvolver continuamente a análise e o debate sobre processos políticos internacionais, questões globais e temas diversos de atualidade.
O projeto aborda, em linguagem acessível, desde o descobrimento do DNA até os mais recentes avanços da Biotecnologia, como o Sistema de Edição de Genomas (CRISPR) e Terapia Gênica. Os alunos terão contato com técnicas aplicadas em laboratórios de pesquisa, executando experimentos reais, individualmente e em grupo, aprendendo na prática e fixando conteúdos com qualidade. Além disso, serão discutidas as questões éticas envolvidas da manipulação gênica, tanto em humanos como no agronegócio.
Neste curso, o aluno idealiza, desenha, monta, programa e automatiza sua própria maquete inteligente com diversos recursos disponibilizados pela Jovem Engenheiro. Por ser um curso “Maker”, ele participa de todas as fases da construção de uma casa, desde o seu design no computador até a programação de cada um de seus sensores. Ao fim do curso, o aluno leva a maquete construída.
Por meio da elaboração de clones dos principais aplicativos do mercado MOBILE, o aluno aprende suas funcionalidades, programações e configurações. Após esse processo, cria um aplicativo, desde a idealização até a apresentação final, tornando-se capacitado a desenvolver um aplicativo profissional, que poderá ser vendido pela Play Store / Apple Store.
A partir da ferramenta Playmatch, criada para aproximar a educação e os eSports, os alunos aprendem a importância de serem consistentes em seus estudos ao mesmo tempo em que participam de projetos eSports. O curso conta com aulas teóricas, treinos semanais em equipe, laboratório com 10 computadores HIGHEND, periféricos e cadeiras GAMER.
Prof Vagner da Silva

Coordenação Pedagógica

O coordenador pedagógico é responsável pelo planejamento e controle de todas as atividades desenvolvidas pelos professores, coordenadores de área, orientadores educacionais e auxiliares de ensino, e tem como função:

  • Acompanhar o trabalho dos professores;
  • Verificar os conteúdos a serem ministrados;
  • Atualizar e reformular os planejamentos sempre que necessário;
  • Avaliar as provas elaboradas pelos coordenadores de área que se responsabilizam pelas alterações e adequações a serem realizadas;
  • Avaliar o rendimento escolar em conjunto com a equipe de professores, coordenadores de área e orientadores educacionais.

 

Orientação Educacional

Para cada série do Ensino Médio, há um Orientador Educacional que acompanha o desempenho escolar do aluno através da observação de seu rendimento escolar, bem como o orienta no difícil processo de escolha profissional, auxiliando-o em seu desenvolvimento pessoal com relação a valores, sentimentos e atitudes.

Orientadores Educacionais em 2020 no Ensino Médio

Professora Ivani Santaniello Buccelli

1ªs Séries A | B | C | D | E |

Professora Rubia Cristina da Silva Hungaro

1ªs Séries F | G | H | I | J

Professor Leandro Napoleão

2ªs Séries

Professor Márcio Roberto de Lima

3ªs Séries

Orientação Psicopedagógica

No Ensino Médio, a psicóloga educacional Marjorie Thibes Ruiz acompanha todos os casos de alunos com dificuldades de aprendizagem, alguns portadores de necessidades especiais ou problemas emocionais. O trabalho se desenvolve junto ao Orientador Educacional e às famílias dos alunos envolvidos.

Marjorie Thibes Ruiz

Professora e Psicóloga Educacional

Auxiliares de Ensino

No Ensino Médio, há três auxiliares de ensino que acompanham os alunos nos horários de entrada, intervalos e saída do colégio. Esses profissionais dão apoio aos professores, orientadores educacionais e coordenador pedagógico em várias atividades.

Professor Cleber Miranda Catarino

Michele Bento Olinda

Talita Marques de Oliveira

Vitor da Silva Amaral