Home | Ensino Médio
O ano letivo, constituído por 200 dias letivos, é dividido em quatro períodos. As avaliações são individuais, escritas e ocorrem em dias e horários já estabelecidos no calendário escolar sendo assim distribuídas:
A apuração da média final é feita pela ponderação das notas nos quatro períodos letivos, sendo:
Para a aprovação direta, sem participar do processo de Recuperação Final, o aluno
deverá obter o mínimo de 50 pontos em cada componente curricular.
O Colégio Agostiniano Mendel oferece aulas de recuperação paralela/reforço, fora do horário letivo, para todos os componentes curriculares. O principal objetivo dessa atividade é a retomada de conteúdos, utilizando metodologia diferenciada e explicações detalhadas, com atendimento mais próximo, favorecendo o aprendizado necessário para o sucesso escolar.
Ocorrem ao longo do ano, em todos os períodos letivos, e são ministradas por professores específicos. Os alunos, ao participarem dessas aulas, recebem atividades e exercícios de revisão que são resolvidos de forma interativa.
No processo de reforço/recuperação paralela, não são aplicadas provas para substituir as notas já obtidas em avaliações específicas.
Após o 4º período letivo, o aluno que não completou 50 pontos em cada componente curricular deverá participar do processo de Recuperação Final Intensiva.
Para fins de enriquecimento cultural, de aprofundamento e/ou atualização de conhecimentos específicos, o aluno poderá participar de cursos eletivos, que ocorrerão sempre no contraturno.
Para cada série do Ensino Médio, há um Orientador Educacional que acompanha o desempenho escolar do aluno através da observação de seu rendimento escolar, bem como o orienta no difícil processo de escolha profissional, auxiliando-o em seu desenvolvimento pessoal com relação a valores, sentimentos e atitudes.
Orientadores Educacionais em 2020 no Ensino Médio
No Ensino Médio, a psicóloga educacional Marjorie Thibes Ruiz acompanha todos os casos de alunos com dificuldades de aprendizagem, alguns portadores de necessidades especiais ou problemas emocionais. O trabalho se desenvolve junto ao Orientador Educacional e às famílias dos alunos envolvidos.
No Ensino Médio, há três auxiliares de ensino que acompanham os alunos nos horários de entrada, intervalos e saída do colégio. Esses profissionais dão apoio aos professores, orientadores educacionais e coordenador pedagógico em várias atividades.