Ensino Médio

Home | Ensino Médio

Ensino Médio
Horários
Coordenação

Ensino Médio

Com um ensino de qualidade, verificado através dos excelentes resultados obtidos pelos nossos alunos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o Colégio Agostiniano Mendel tem por objetivo formar cidadãos éticos, responsáveis, com senso crítico, capacitados com metodologias adequadas para ingressar nas melhores instituições de Ensino Superior (públicas ou privadas).

Para tanto, é importante compreender as especificidades de cada etapa do Ensino Médio.

A primeira série privilegia, primeiramente, um trabalho de acolhimento e socialização, a fim de adaptar o aluno a essa nova fase escolar, caracterizada pela transição entre Ensino Fundamental e Médio. Além disso, dá-se início ao processo de orientação vocacional, para que o aluno possa realizar de forma consciente a opção por uma carreira profissional, ao final do ciclo. Concomitantemente, realizada a inserção do aluno neste novo universo, dá-se início ao projeto pedagógico que, ao longo das três séries, irá desenvolver os conteúdos programáticos previstos pela nova Base Nacional Comum Curricular.

 

Na segunda série, por sua vez, inicia-se o processo de intensificação dos conteúdos, estendendo-se até a terceira, momento em que ocorre, também, a revisão dos conteúdos programáticos. Ademais, são oferecidos três itinerários formativos: Ciências Humanas, Ciências da Natureza + Matemática e Ciências da Natureza.

 

Na última série, o aluno poderá dar continuidade ao itinerário formativo escolhido na série anterior ou fazer uma nova escolha. O educando poderá participar de plantões de Redação, os quais, associados a simulados, o instrumentalizarão nos campos cognitivo e emocional, tornando-o apto para a exigência dos grandes vestibulares nacionais.

Proposta Pedagógica

Dentre os objetivos de nossa proposta pedagógica, além de auxiliar o jovem a ser bem sucedido em suas escolhas profissionais, destacamos a preparação do aluno para ingressar em Instituições de Ensino Superior, oferecendo-lhe, a partir de uma carga horária que contempla os mais variados tipos de conhecimento humano, um embasamento teórico sólido, colocando-o em condições de galgar carreiras em universidades com alta demanda e reconhecidas pela excelência acadêmica.

Ciclo de Palestras

Carreiras e Profissões

O Colégio Agostiniano Mendel, para auxiliar seus alunos na escolha das carreiras, oferece o Ciclo de Palestras sobre Carreiras e Profissões.

Ao longo do primeiro semestre, ex-alunos, ora universitários, são convidados a ministrarem palestras sobre o processo de escolha da carreira, grade curricular de suas respectivas faculdades, tendências de mercado e etc.

O ciclo é uma ferramenta importante que possibilita ao nosso aluno se informar e conhecer melhor a carreira e a universidade almejada.

Horários de aulas

Avaliação

O ano letivo, constituído por 200 dias letivos, é dividido em três períodos, sendo assim distribuídas:

  • 1º, 2º e 3º períodos letivos – compostos por três provas por componente curricular, realizadas em três etapas. A nota final é dada pela média entre as notas obtidas nas provas.
  • Na primeira etapa, as provas de cada componente curricular têm valor de 0,0 a 8,5 pontos. Para completar essa nota, 1,5 ponto é atribuído às atividades diversificadas que os professores aplicam.
  • Na segunda etapa, as provas de cada componente curricular têm valor de 0,0 a 8,5 pontos. Para completar essa nota, 1,5 ponto é atribuído às atividades diversificadas que os professores aplicam.
  • Na terceira etapa, as provas de cada componente curricular têm valor de 0,0 a 10 pontos.
  • Será considerado aprovado o aluno que tiver média final igual ou superior a 5 em cada componente curricular.

A apuração da média final é feita pela ponderação das notas nos três períodos letivos, considerando que:

• O 1º período letivo tem peso três;
• O 2º período letivo tem peso três e
• O 3º período letivo tem peso quatro.

Para a aprovação direta, sem participar do processo de Recuperação Final, o aluno
deverá obter o mínimo de 50 pontos em cada componente curricular.

Aulas de Recuperação/Reforço

O Colégio Agostiniano Mendel oferece aulas de recuperação paralela/reforço, fora do horário letivo, para todos os componentes curriculares. O principal objetivo dessas atividades é a retomada de conteúdo, utilizando metodologia diferenciada e explicações detalhadas, com atendimento mais próximo, de forma a favorecer o aprendizado necessário para o sucesso escolar.

Essas aulas ocorrem ao longo do ano, em todos os períodos letivos, e são ministradas por professores específicos. Os alunos, ao participarem delas, recebem atividades e exercícios de revisão que são resolvidos de forma interativa.

Contudo, no processo de reforço/recuperação paralela não são aplicadas provas para substituir as notas já obtidas em avaliações específicas.

Desse modo, após o 3º período letivo, o aluno que não completou 50 pontos em cada componente curricular deverá participar do processo de Recuperação Final Intensiva.

Cursos/Optativas

Curso de Crisma
Destinado aos alunos dos 9ºs anos, 1ªs, 2ªs e 3ªs séries do Ensino Médio, o Crisma é um sacramento que renova as promessas do batismo.
Destinado aos alunos do Ensino Médio, tem por objetivo aperfeiçoar o conhecimento dos mecanismos linguísticos da Língua Espanhola, preparando o aluno a partir de uma perspectiva teórico-prática, para o seu uso em processos seletivos que a adotam, bem como em sua vida profissional e social.
Destinados ao Ensino Médio, em face da importância da Redação no processo seletivo das principais universidades do país, a aplicação e o treino da escrita tornam-se necessários para melhorar o desempenho dos alunos nos vestibulares.
Destinado aos alunos das 1ªs e 2ªs séries, o objetivo das aulas é aprofundar os conteúdos programáticos de Química, ministrados no transcorrer das primeiras e segundas séries do Ensino Médio, visando também a preparar o aluno para as Olimpíadas de Química.
Destinado aos alunos das 1ªs e 2ªs séries, o objetivo das aulas é aprofundar os conteúdos programáticos de Física, ministrados no transcorrer das primeiras e segundas séries do Ensino Médio, visando também a preparar o aluno para a Olimpíada Brasileira de Física e Olimpíada Brasileira de Astronomia.
Destinado aos alunos das 1ªs e 2ªs séries, o objetivo das aulas é aprofundar os conteúdos programáticos de Matemática, ministrados no transcorrer das primeiras e segundas séries do Ensino Médio, visando também a preparar o aluno para a Olimpíada Brasileira de Matemática e Olimpíada Canguru de Matemática.
Destinado aos alunos das 1ªs e 2ªs séries, o objetivo das aulas é aprofundar os conteúdos programáticos de História, ministrados no transcorrer das primeiras e segundas séries do Ensino Médio, visando a aprimorar o conhecimento histórico na sua mais ampla abrangência.
Destinado aos alunos das 3ªs séries, a optativa compõe-se por duas disciplinas: Matemática e Física. O objetivo é desenvolver uma ampla revisão dos conteúdos programáticos ministrados no transcorrer das primeiras e segundas séries do Ensino Médio e aprofundar as questões de Exatas com maior probabilidade de incidência nos vestibulares das principais universidades do Estado de São Paulo.
Destinado aos alunos das 3ªs séries, a optativa compõe-se por duas disciplinas: Biologia e Química. O objetivo é desenvolver uma ampla revisão dos conteúdos programáticos ministrados no transcorrer das primeiras e segundas séries do Ensino Médio e aprofundar os conteúdos de Biológicas com maior probabilidade de incidência nos vestibulares das principais universidades do Estado de São Paulo.
Destinado aos alunos das 3ªs séries, o curso compõe-se por duas disciplinas: História e Geografia. O objetivo do curso é desenvolver uma ampla revisão dos conteúdos programáticos ministrados no transcorrer das primeiras e segundas séries do Ensino Médio e aprofundar os conteúdos de Humanas com maior probabilidade de incidência nos vestibulares das principais universidades do Estado de São Paulo.

Atividades Extraclasses

As atividades extraclasses são programadas anualmente e constam no calendário escolar. Os alunos têm a oportunidade de participar de várias atividades, tais como:

  • Ciclo de palestras “Em busca da minha carreira”;
  • Mendel Music;
  • Mendel Arte;
  • Olimpíadas de Física e Astronomia;
  • Olimpíadas de Matemática;
  • Olimpíadas de Química;
  • Recreamendel;

Todas as atividades extraclasses são realizadas no contraturno, ou em finais de semana, sem comprometer os conteúdos a serem trabalhados.

Eletivas

Para fins de enriquecimento cultural, de aprofundamento e/ou atualização de conhecimentos específicos, o aluno poderá participar de cursos eletivos, que ocorrerão sempre no contraturno.

PIC – MENDEL – Projeto de Iniciação Científica
O objetivo é desenvolver a pesquisa e o conhecimento do método científico, utilizando de metodologias ativas, como sala de aula invertida, “Desing Thinking” e Sala Maker, para aqueles alunos que tenham afinidade nas disciplinas de Ciências da Natureza, (Química, Biologia e Física), Matemática e aptidões para área científica, possibilitando ao aluno ser um protagonista do conhecimento.
A experiência artística se torna completa quando se tem a possibilidade de experimentar todos os âmbitos nela envolvidos. Nesta eletiva, o aluno irá explorar, de forma experimental, o desenho de observação de objetos e de modelo vivo, não sendo necessário conhecimento prévio sobre técnicas de desenho e pintura ou sobre produção de materiais artísticos para participar.
O MMun, da Organização das Nações Unidas (ONU) é uma eletiva que envolve relações diplomáticas e simula crises internacionais e procedimentos de negociações em esfera internacional. Trata-se de uma maneira criativa e desafiadora de estimular em seus participantes o desenvolvimento de diversas habilidades, tais como: pesquisa, comunicação, redação e trabalho em grupo.
A eletiva aborda, em linguagem acessível, desde o descobrimento do DNA até os mais recentes avanços da Biotecnologia, como o Sistema de Edição de Genomas (CRISPR) e a Terapia Gênica. Os alunos executarão experimentos reais, aprenderão na prática e fixarão conteúdos com qualidade. Além disso, serão discutidas as questões éticas envolvidas na manipulação gênica, tanto em humanos quanto em outras espécies.
Nesta eletiva, o aluno será treinado para atingir capacidades intermediárias na criação de jogos com Unreal Engine (software de criação de jogos muito utilizado em pequenos e grandes estúdios), Blender (software de modelagem e animação 3D) e Substance Painter (software que possui a função de criar texturas para objetos 3D).
O UP Dance é um método de dança que trabalha os movimentos modernos aliados a uma coreografia, proporcionando ao aluno a experiência de dançar com entusiasmo e bem-estar.
Nesta eletiva, o aluno idealizará, desenhará, montará, programará e automatizará sua própria maquete inteligente com diversos recursos disponíveis. O aluno participará de todas as fases da construção de uma casa, desde o seu “design” no computador até a programação de cada um de seus sensores. Ao final, ele levará a maquete construída para casa.
Prof Vagner da Silva

Coordenação Pedagógica

O coordenador pedagógico é responsável pelo planejamento e controle de todas as atividades desenvolvidas pelos professores, coordenadores de área, orientadores educacionais e auxiliares de ensino, e tem como função:

  • Acompanhar o trabalho dos professores;
  • Verificar os conteúdos a serem ministrados;
  • Atualizar e reformular os planejamentos sempre que necessário;
  • Avaliar as provas elaboradas pelos coordenadores de área que se responsabilizam pelas alterações e adequações a serem realizadas;
  • Avaliar o rendimento escolar em conjunto com a equipe de professores, coordenadores de área e orientadores educacionais.

 

Orientação Educacional

Para cada série do Ensino Médio, há um Orientador Educacional que acompanha o desempenho escolar do aluno através da observação de seu rendimento escolar, bem como o orienta no difícil processo de escolha profissional, auxiliando-o em seu desenvolvimento pessoal com relação a valores, sentimentos e atitudes.

Orientadores Educacionais em 2020 no Ensino Médio

Professora Ivani Santaniello Buccelli

1ªs Séries A | B | C | D |

Professora Bárbara Pinheiro

1ªs Séries E | F | G | H |

Professora Rubia Cristina da Silva Hungaro

2ªs Séries A | B | C | D | E

Professor Cléber Miranda Catarino

2ªs Séries F | G | H | I | J

Professor Leandro Napoleão

3ªs Séries

Orientação Psicopedagógica

No Ensino Médio, a psicóloga educacional Marjorie Thibes Ruiz acompanha todos os casos de alunos com dificuldades de aprendizagem, alguns portadores de necessidades especiais ou problemas emocionais. O trabalho se desenvolve junto ao Orientador Educacional e às famílias dos alunos envolvidos.

Marjorie Thibes Ruiz

Professora e Psicóloga Educacional

Auxiliares de Ensino

No Ensino Médio, há três auxiliares de ensino que acompanham os alunos nos horários de entrada, intervalos e saída do colégio. Esses profissionais dão apoio aos professores, orientadores educacionais e ao coordenador pedagógico em várias atividades.

Assistente de Coordenação - Vitor da Silva Amaral

Michele Bento Olinda

Laura Schiavinatto dos Santos

Jucieli Ferreira da Silva