PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Home | Extra Curricuares | PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Projeto de Iniciação Científica

“Porque a curiosidade é um trampolim para novas descobertas.”

Os alunos do 6o ao 9o ano podem se inscrever para participar do Projeto de Iniciação Científica “Vivendo a Ciência”. Esse projeto tem como objetivo aprofundar o conhecimento e instigar a curiosidade de nossos alunos sobre Ciência e tecnologia.

Através do Projeto e de suas atividades – observação, coleta de dados, realização de experimentos e previsões, interpretação e análise de resultados – trabalhamos com nossos alunos diversas habilidades para a construção do conhecimento científico e tecnológico, tudo de maneira conjunta, lúdica e prazerosa.

Calendário 2019

Horário dos encontros: das 18h às 19h30

1º semestre / 2019
MÓDULO – “Ciência no dia a dia”

Para os 6°s anos

  • Datas dos encontros (terças-feiras): 12 e 26/03, 02, 09 e 16/04, 07 e 14/05 e 04/06.
MÓDULO – “Reação – A química em ação”

Para os 9°s anos

  • Datas dos encontros (quintas-feiras): 14 e 28/03, 04 e 11/04, 09 e 16/05 e 06 e 13/06.

2º semestre / 2019

MÓDULOS

Para os 7°s e 8ºs anos.

Módulo I – Ciência no dia a dia

Para os 6°s anos

Neste módulo o aluno realizará muitos experimentos curiosos com o objetivo de compreender alguns fenômenos químicos, físicos e biológicos.

“Um passo enorme para um jovem cientista.” Gabriela Espadas Canali.

“Muito interessante. Uma forma muito boa de aprendizado.” Amanda Martucci.

Módulo II – Biodiversidade

Para os 7°s anos

Neste módulo o aluno entrará em contato com a diversidade de alguns ecossistemas, analisará os fatores que influenciam a distribuição dos seres vivos além de aprofundar seus conhecimentos sobre a anatomia e fisiologia de alguns animais.

“Só um curso: infinitas possibilidades.” Beatriz Aleixo.

Módulo III– Física e Corpo humano

Para os 8°s anos

Neste módulo o aluno realizará muitos experimentos diferentes e interessantes com o objetivo de compreender fenômenos físicos e relacionar alguns desses fenômenos ao funcionamento de algumas estruturas do corpo humano.

“Uma experiência inovadora de aprendizado e diversão ao mesmo tempo.” Felipe Lopes Caperuto.

“Interessante, divertido e útil para as aulas teóricas.” Gustavo de Carvalho Gomes.

Módulo IV– Reação

Para os 9°s anos

Neste módulo o aluno realizará diversos experimentos que envolvem reações químicas em situações do cotidiano. Tudo de maneira interessante e divertida.

“Conhecimento e diversão em uma reação.” Gabriel de Oliveira Lima.

“A química está em todo lugar.” Pedro Henrique Cruz Silva.

PIC – Mendel

Destinado aos alunos das 1ªs e 2ªs séries do ensino médio com afinidade nas disciplinas de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), Matemática e suas Tecnologias e aptidões para a área científica. O objetivo é estimular o aspecto de pesquisa e desenvolvimento científico nos alunos participantes do projeto bem como fazê-los protagonista do conhecimento, onde suas ideias possam tomar corpo num desenvolvimento de projetos científicos e aproximar da área científica aqueles que já têm afinidade ou aptidão.

Mostra de Ciências

Todos os anos, no mês de novembro, acontece, nas dependências do colégio, um grande evento aberto aos familiares e amigos onde os alunos do Ensino Fundamental II têm a oportunidade de mostrar algumas de suas habilidades. Os alunos do Projeto de Iniciação Científica participam desse mega evento com a Mostra de Ciências. Nossos alunos são incentivados a desenvolver um trabalho de pesquisa sobre um assunto de seu interesse e a apresentar o resultado desse trabalho na Mostra de Ciências.

Confira alguns momentos da 4ª Mostra de Ciências que aconteceu em 2017.

Projeto de Monitoria

No final de cada módulo do Projeto de Iniciação Científica os alunos podem se inscrever para o Projeto de Monitoria. Sob orientação das professoras coordenadoras do projeto esses alunos passam a participar dapreparação e organização dos materiais e laboratórios antes e após cada encontro e a acompanhar e auxiliar os alunos durante nossas atividades.

Ao vivenciar todas as etapas da prática de laboratório os monitores aprofundam seus conhecimentos nessa áreade estudo e ainda reforçam o senso de responsabilidade, organização e trabalho em equipe.

“Não percam essa oportunidade incrível! Vocês não têm noção do que os espera!” – Mariana Barão de Carvalho.