Quem Somos

/Quem Somos
Quem Somos2017-01-27T08:12:48+00:00

O Colégio Agostiniano Mendel foi construído em uma área dedicada a atividades de cunho religioso: Cursilhos de Cristandade, OVISA, encontro de jovens, além de outras atividades pastorais.

Essas atividades eram desenvolvidas apenas nos fins-de-semana, ficando suas instalações, na maior parte do tempo, ociosas; mesmo sofrendo algumas reformas, ainda assim se mantinham extremamente precárias.

A ideia de um melhor aproveitamento da extensa área foi ganhando terreno e, na reunião, em 30 de abril de 1979 “era aprovada a construção do Colégio Agostiniano Mendel”. Finalmente, em 30 de dezembro de 1982, foi decidido que este centro de ensino funcionaria com Pré-Escola e 2º Grau.

Quanto ao nome, foram apresentadas várias sugestões, dentre as quais foi escolhido o de Colégio Agostiniano Mendel, por celebrar-se naquele ano o centenário de Johann Gregor Mendel, religioso agostiniano, considerado o pai da genética e descobridor das leis da hereditariedade, conhecidas como “Leis de Mendel”.

Numa área de 5.574 m², foi iniciada a obra em 1981 e inaugurada em 3 de fevereiro de 1984. No dia 6 de fevereiro, o Colégio iniciou o primeiro ano letivo com 800 alunos.

Em 1994, após 10 anos de existência, tendo adquirido fama e prestígio pela qualidade de ensino e excelência na formação dos seus alunos, o Colégio Agostiniano Mendel ampliou suas instalações com um prédio moderno e funcional, exclusivo para o Ensino Médio.

Hoje, o Colégio Agostiniano Mendel conta com cerca de 4.000 alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, destacando-se como um dos melhores colégios do Estado de São Paulo.

Identidade Do Colégio

O Colégio Agostiniano Mendel, propõe-se, na sua ação educativa, a contribuir para educação da infância e da juventude, desenvolvendo sua personalidade e preparando-as para a vida numa integração consciente com a realidade.

O corpo docente compõe-se de pessoal qualificado que desempenha seus trabalhos em equipe e com base nos modernos métodos pedagógicos, objetivando fornecer ao aluno elevado nível cultural e uma formação humano-religiosa, segundo os ensinamentos do Evangelho e a Filosofia de Santo Agostinho.

O Colégio Agostiniano Mendel fundamenta sua ação educativa na filosofia agostiniana, que considera o homem em duas dimensões:

1 – Interiorizada – Transcendência
2 – Fraternidade – Comunhão

De acordo com esses princípios, as características de um Colégio Agostiniano são:

○ procura vivencial de Deus, que se projeta na doação ao próximo e na busca constante de Deus;
○ capacidade de diálogo e mútua aceitação;
○ clima de aproximação e amizade;
○ espírito generoso que inclui o nobre desejo de superação pessoal e serviço a comunidade;
○ cordialidade e e alegria, acompanhadas de simplicidade;
○ respeito à pessoa;
○ facilidade de adaptação aos tempos atuais e sensibilidade diante dos problemas dos outros.